Erradicação da Poliomielite

Escrito por Cris K Neros – Blogueira Tokdmae

download (1)download

Nesta semana aconteceu a Convenção Internacional do Rotary em São Paulo, em que serão discutidos diversos temas com os quais a entidade está envolvida. A convenção é descrita, muitas vezes, como uma “mini Nações Unidas”, devido ao seu alcance global e diversidade cultural, bem como pelos temas abordados durante as plenárias e Workshop.

Uma das plenárias será sobre a Poliomielite com a participação do Dr. Hamid, da Organização Mundial da Saúde. Na pauta foi falado sobre a importância da erradicação da doença e como isto pode contribuir para sociedade em geral, de forma que evite que a doença volte a ter mais casos, sobretudo, no Brasil. O trabalho realizado pelo Rotary tem dito um grande impacto sobre este tema, que já ajudou muito no combate da doença. Por isto o tema é defendido na convenção. A Polio já está praticamente erradicada do mundo, falta pouquíssimo para que a doença acabe de vez, mas é necessário um trabalho de imunização e voluntariado. Depois de erradicada, ela se tornará a 2ª doença do mundo a desaparecer

A importância da conscientização sobre a POLIO em consideração com o número de pessoas que tem vindo para o Brasil para os grandes eventos, como foi  o caso da Copa no último ano e no próximo teremos a Olimpíada. No ano passado, por exemplo, foi encontrado um vírus selvagem da doença numa região próxima à Campinas no esgoto não havendo nenhuma vítima pois logo que foi identificado, já foi logo eliminado. Existe também, hoje, uma onda de mães que são contra vacinações, no entanto, é importante alertar para os riscos de doenças/problemas que podem surgir. Temos sempre que estar atentos.

 images (7)Pólio: A poliomielite, doença deformadora e por vezes fatal, ainda ameaça crianças em algumas partes do mundo. O vírus da pólio invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas em qualquer pessoa, mas principalmente em menores de cinco anos. Apesar de não haver cura para a doença, ela pode ser evitada através da vacinação.

Pólio Plus: Desde o lançamento do Pólio Plus em 1985, o Rotary e seus parceiros trabalham para eliminar a poliomielite do mundo. Eles ajudaram a reduzir o número de casos de 350.000 por ano para menos de 400 em 2014. Já contribuímos mais de US$1,3 bilhão à campanha e inúmeras horas de trabalho voluntário para imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças em todo o mundo. Além disso, a organização desempenha papel significativo ao influenciar governos doadores a contribuírem mais de US$10 bilhões à campanha.

A pólio hoje: Hoje, o número de casos da doença caiu 99%. Na década de 1980, a poliomielite paralisava pelo menos 1.000 crianças por dia, mas hoje, como resultado dos esforços para imunizar todas as crianças de todo o mundo, 10 milhões de pessoas não contraíram o vírus. Existem apenas três países endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Apesar do mundo estar quase livre da pólio, se não continuarmos nossa luta, os especialistas dizem que a poliomielite voltará, atingindo 200.000 pessoas por ano nos próximos 10 anos.

Dr. Hamid Jafari

download (2)Dr. Jafari is currently the Director, Global Polio Eradication Operations and Research at WHO, Headquarters, Geneva. Before this appointment in March 2012, Dr. Jafari served as the Project Manager of World Health Organization’s National Polio Surveillance Project in India (2007-2012). As Project Manager of NPSP, he was the main technical advisor to the Government of India in the implementation of the nation’s large scale polio eradication, measles control and routine immunization activities and directed WHO’s extensive network of more than 2000 field staff. 

Before his assignment in India, Dr. Jaafari served as Director of the Global Immunization Division at the Centers for Disease Control & Prevention (CDC), Atlanta, USA. He has also served as the Medical Officer for Polio Eradication in the Regional Office of WHO for Eastern Mediterranean on assignment from CDC.

Dr. Jafari obtained his MBBS degree from Sind Medical College, Karachi University. He completed his residency training in Pediatrics at Dartmouth Medical School and his Pediatric Infectious Disease fellowship training at University of Texas Southwestern Medical Center, Dallas. He has been certified by the American Board of Pediatrics in the sub-specialty of Pediatric Infectious Diseases. Dr. Jafari also completed a research fellowship at Harvard Medical School.  Dr. Jafari has published over 80 scientific papers and book chapters on polio eradication and other vaccine-preventable diseases.

Os Rotarianos , contém vários projetos sociais bem sucedidos relacionados como poliomielite, malária, pobreza, fome , poluição, água e saneamento. 

Pólio Plus – Erradicação da poliomielite 

images (7)

Você sabe o que é  pulmão de  aço? Muitas pessoas nunca ouviram falar desta máquina de respiração artificial que ajudava milhares de vítimas da pólio no passado. Isso porque o Rotary e seus parceiros  – a Organização Mundial da Saúde, o Centro Norte -Americano de Controle e Prevenção de Doenças, a Fundação Bill e Melinda Gates e o UNICEF  -estão quase alcançando seu objetivo de erradicar a doença no mundo. depois de trinta anos de luta incansável, a pólio  continua endêmica apenas na Nigéria, no Afeganistão e no Paquistão. No entanto, se não acabarmos  com a doença de uma vez por todas, corremos o risco de vê-la se espalhar por todo o mundo novamente.

De janeiro a junho a Pólio  no caso do Afeganistão e Paquistão o foco mudou. No Continente Africano está 10 meses sem Pólio, na Nigéria que precisamos ficar muito atentos, pois todo o projeto pode ser perdido pois se um País ainda tiver  poderá afetar todos os outros.

Portanto não importa qual que seja a vacina, a maioria  tem nas redes públicas, as mais importantes, não custa nada você levar seu “bem mais que precioso, o seu filho” para ser vacinado (a). 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s