Sorine – Prevenção de doenças

download

Especialistas alertam para a importância da higiene nasal diária como forma de prevenir doenças respiratórias

Segundo estudos, a prática de higienização nasal reduz os sintomas de rinite alérgica e pode prevenir infecções respiratórias.

Para mensurar a gravidade do tema, a poluição atmosférica foi responsável pela morte de 3,6 milhões de pessoas no mundo em 2012, contra 800 mil em 2001.

Uma campanha chamada “Atitudes para respirar bem” pretende chamar a atenção de todo o Brasil para a importância da higiene nasal como forma de prevenir doenças respiratórias. Segundo os especialistas, a higienização nasal previne as crises alérgicas porque ajuda a descongestionar as vias aéreas superiores, fazendo com que o nariz fique limpo das impurezas que normalmente irritam a mucosa. Estudos mostram ainda que a prática da higienização nasal diária com solução de cloreto de sódio reduz os sintomas de rinite alérgica e pode prevenir infecções respiratórias.

“É muito importante manter a lavagem nasal diária com solução de cloreto de sódio, mais conhecido como soro fisiológico. Esse é um hábito que precisa ser incorporado ao dia a dia da população como forma de prevenir e minimizar a incidência de problemas respiratórios”, afirma o Dr. Gustavo Wandalsen – médico pediatra professor adjunto da disciplina Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP.

A higienização diária fluidifica as secreções, ajudando em sua eliminação e, consequentemente, mantendo a mucosa nasal livre de impurezas. “Hoje em dia, existem soluções de cloreto de sódio a 0,9% em spray, como Sorine, que facilitam a limpeza em adultos e crianças”, conclui o Dr. Gustavo.

 

A campanha traz uma grande prestação de serviço para a população – por meio do site www.inspiracaoverde.com.br – com acesso a dicas de como ajudar a cuidar do ar que respiramos, entre outras informações importantes para manter uma respiração saudável, como, por exemplo:

• Evitar permanecer muito tempo em ambientes muito refrigerados.
• Criar o hábito da higiene nasal com lavagens diárias com soro fisiológico. 
• Não usar descongestionantes nasais sem indicação médica. 
• Se houver secreções, evite fungar. Assoar o nariz sem muita força, usando lenço descartável. 
• Manter o ambiente de dormir bem arejado. 
• Pessoas alérgicas devem evitar  roupas de lã, carpetes, bichinhos de pelúcia, cortinas de pano e colchas felpudas. 
• Na faxina de casa, evitar usar espanador. Prefira um pano úmido.

Durante um mês, por meio das mídias sociais, a campanha pretende disseminar a hashtag #atitudespararespirarbem como forma de conscientizar as pessoas da importância de cuidar do ar e também de incorporar o hábito da higienização nasal diária.

Também temos algumas dicas para ajudar a combater a poluição:

download (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s