Mauricio de Sousa Produções abre as portas para evento em prol da primeira infância

 download (4)

No dia 30 de maio, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) abriu as portas para promover um evento de reconhecimento a empresas, entidades e pessoas que apoiam o MOBI – Mobilização Brasileira pela Primeira Infância, iniciativa do Instituto Zero a Seis, uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, Brasil.

A diretora executiva da MSP, Mônica Sousa e o diretor-presidente do Instituto Zero a Seis, João Figueiró, receberam os primeiros padrinhos do MOBI: Ricardo Corrêa Pimenta e Luiz Marcello Moreira de Azevedo Filho e as empresas madrinhas: Invel, representada pela sua CEO Carla Taba, e empresa PUPA, representada pela sua presidente Mary Anne de Amorim Ribeiro.

 

images (13)MOBI é um programa de comunicação impulsionado por um grupo de pessoas de destaque nos três setores da sociedade que visa construir um movimento de exigibilidade cidadã a partir de uma plataforma nacional pela primeira infância. Com o Instituto Zero a Seis à frente da empreitada, o objetivo do MOBI é garantir os direitos da primeira infância para assegurar melhor desenvolvimento social, humano e econômico no Brasil – são cerca de 20 milhões de crianças de 0 a 6 anos no País. O objetivo é tornar a primeira infância prioridade na agenda social e política do País, posicionando como fator chave para a redução da pobreza, das iniquidades e da violência, promoção da cidadania, da cultura de paz e da boa saúde social.

É durante esse período da vida que se forma grande parte das conexões cerebrais que fornecerão os alicerces para um desenvolvimento saudável. Investir no cuidado e na educação da criança, garantindo seu pleno desenvolvimento na primeira infância, é a base de todas as demais competências para uma vida digna, como um futuro cidadão consciente de seus direitos e deveres.  Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica são apoiadores desde o lançamento do projeto e visam divulgar a causa para setores mais amplos da sociedade. A personagem Mônica é embaixadora do projeto. Para Mônica Sousa, inspiradora da famosa personagem, “o cuidado com as crianças de zero a seis anos é essencial para no futuro termos cidadãos responsáveis e saudáveis.”

O projeto desenvolverá uma dinâmica estrutura de comunicação, distribuída em diversas ações: Pacto Nacional pela Primeira Infância; Portal Multimídia; Bem-te-vi; Infobarômetro; MOBI TV (WebTV online); Materiais impressos; Mídias formais pré-existentes.

  • Pacto Nacional pela Primeira Infância– O Pacto visa agregar e confluir esforços de todos os setores da sociedade brasileira com o objetivo de aprimorar a aplicação dos recursos das instâncias governamentais e da sociedade em geral para assegurar, de forma integral e universal, as condições necessárias ao pleno desenvolvimento humano de todas as crianças brasileiras, em todos os municípios. Busca mobilizar todos os brasileiros para que seja assegurado o cumprimento do Artigo 227 da Constituição Federal, compromisso inadiável com nossa primeira infância. Um pacto é capaz de reunir o melhor de todos e de cada um, pelo melhor da criança.
  • Bem-te-vi: O projeto piloto, desenvolvido e implantado em 2011 com apoio do banco Mundial, criou as bases para unir em um site as atividades e iniciativas desucesso em diversos núcleos do Brasil voltados para a primeira infância.Com esse conhecimento reunido e disponível, as Boas Práticas e iniciativas que jáestão em andamento e produzindo resultados são fonte de referência para novasações que podem ser “copiadas” e multiplicadas em todo o País.O MOBI produzirá atualização regular dessas boas práticas.As escolhas privilegiarão regiões de alta vulnerabilidade e serão selecionadas asmelhores iniciativas, programas e projetos existentes, de modo que possam serregistrados e analisados, viabilizando a replicação em outros locais de grandevulnerabilidade socioeconômica.
  • Infobarômetro da Primeira Infância: Ferramenta de comunicação que dará “rosto” às estatísticas democratizando informações que até então são de difícil acesso à sociedade. Permitirá fácil disseminação de dados sobre a situação da primeira infância em nível nacional, regional e estadual. Com atualização permanente de estatísticas relacionadas à educação, saúde, registro de nascimento e o orçamento público para a primeira infância, o aplicativo estará disponível às autoridades e a todos os cidadãos que poderão facilmente acessá-lo. Conhecendo o número de crianças, quem são, como estão, onde estão, quecarências apresentam, quais delas não têm seus direitos garantidos, a sociedadepassará a exigir mudanças com a ajuda desse instrumento social.

O desenvolvimento de todo o programa do MOBI conta com o trabalho e a parceria de empresas especializadas: Assessorias de Imprensa e de Comunicação Institucional; Design; Agência de Publicidade; Relações Públicas e suporte Jurídico.

A atuação se completará em um prazo de 24 anos, que são quatro ciclos completos de acompanhamento das políticas e ações para a primeira infância. Ao final do ciclo toda a sociedade terá um patamar mais equitativo e sólido de estabilidade com menores graus de violência, maior aproveitamento da educação formal e sólidos princípios éticos e de convivência.

Marco do desenvolvimento na Primeira Infância

 

Primeira Infância – do nascimento aos seis anos de idade

A Primeira Infância é o período decisivo na formação da personalidade, do caráter e no modo de agir do adolescente, do jovem e do adulto que encontra sustentação em dados recolhidos nos últimos 100 anos de pesquisas científicas. De fato, os primeiros seis anos de vida são fundamentais para a constituição da pessoa.

images (4)Indicadores de zero até três meses:

 –        Sorri quando estimulado.

–        Consegue emitir sons para se comunicar.

–        Mantém a cabeça firme.

–        Ao deitar de bruços, consegue levantar a cabeça e parte do tronco.

–        Consegue agarrar objetos que estão ao seu alcance.

–        Consegue fixar o olhar em pessoas ou objetos.

 –        Segue objetos em movimento com os olhos.

–         Move sua cabeça na direção de algum som ou voz

images (3)Indicadores de três a seis meses:

 –        Reconhece pessoas mais próximas e chora com desconhecidos.

–        Demonstra estar contente através do sorriso ou balbucio.

–        Consegue virar-se de barriga para baixo e para posição de costas.

–        Agarra com as mãos objetos pequenos e os mantém por certo tempo.

–        Consegue sentar com apoio ou sozinha por alguns minutos.

–        Consegue reconhecer a voz de pessoas próximas.

–        Procura com os olhos brinquedo colocados a sua frente.

images (6)Indicadores de seis a nove meses:

–        Inicia com o engatinhar.

–        Consegue sentar sozinha conservando o equilíbrio.

–        Pega com dois dedos, objetos ou brinquedos.

–        Consegue colocar e tirar objetos de uma caixa grande.

–        Procura brinquedos escondidos propositalmente.

–        Gosta de brincar de atirar e buscar objetos.

–        Imita e emite alguns sons familiares.

–        Já presta atenção quando escuta seu nome.

images (2)Indicadores de nove a doze meses:

–        Consegue dar pequenos passos.

–        Consegue segurar um brinquedo enquanto caminha.

–        Explora, atira e pega brinquedos e objetos.

–        Sabe fazer brincadeiras simples, como ninar uma boneca.

–        Consegue tampar e destampar uma caixa.

–        Cumpre pequenas ordens.

–        Fala algumas palavras.

–        Consegue segurar o copo para beber.

images (7)Indicadores de um a dois anos:

–        Caminha sem ajuda e com equilíbrio.

–        Consegue subir e descer degraus.

–        Consegue chutar uma bola.

–        Sabe montar pirâmides com argola ou caixas.

–        Consegue tampar e destampar caixas.

–        Entende ordens simples e cumpre até três ordens simultâneas.

–        Pronuncia frases com três palavras.

–        Segura o talher para se alimentar.

images (6)Indicadores de dois a três anos:

–        Pronuncia e compreende um maior número de palavras.

–        Faz imitações das atitudes simples dos adultos.

–        Consegue correr com equilíbrio.

–        Pula com os dois pés juntos ou um de cada vez.

–        Consegue selecionar objetos por cor e forma.

–        Monta torres com mais de três peças.

–        Desenha riscos e rabiscos em papel

–        Segura copo r talher com firmeza

–        Avisa sobre as necessidades fisiológicas.

–        Despede-se das pessoas quando sai de algum lugar.

 

images (8)Indicadores de três a quatro anos:

–        Consegue manter um diálogo simples com outras pessoas.

–        Relaciona-se e brinca amistosamente com outras crianças.

–        Relaciona-se bem com crianças ou adultos conhecidos.

–        Consegue correr com segurança.

–        Consegue saltar com segurança.

–        Põe em ordem de tamanho até três peças.

–        Monta quebra-cabeças de até quatro peças.

–        Consegue fazer associações.

–        Consegue vestir-se sozinha.

–        Amarra os cordões dos sapatos e abotoa roupas.

–        Sabe repetir poesias ou contos curtos.

images (10)

Indicadores de quatro a cinco anos:

 –        Se diverte ao brincar com outras crianças.

–        Consegue realizar atividades simples quando solicitada.

–        Consegue montar quebra-cabeças com até seis peças.

–        Sabe agrupar e comparar objetos por cor e forma.

–        Ordena objeto por tamanho.

–        Fala com clareza.

–        Sabe se expressar bem no passado e no presente.

–        Tem noção de espaço, como em cima, embaixo, atrás, na frente.

images (12)Indicadores de cinco a seis anos:

–        É mais independente, já sabe tomar banho e vestir-se.

–        Sabe e compreende o que pode ou não fazer.

–        É disponível para ajudar nas tarefas domésticas.

–        Consegue recortar e colorir cuidando para não sair dos contornos.

–        Tem mais precisão no traçado e gosta de realizar trabalhos manuais.

–        Consegue correr, pular e subir com coordenação.

–        Tem interesse em tarefas que a façam pensar.

–        Conversa bastante e sabe se expressar no passado, presente e futuro.

–        Demonstra muita curiosidade e realiza repetitivas perguntas.

–        Já demonstra vontade de ir para a escola.

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS DA MAURICIO DE SOUSA

Fundada em 1963, a Mauricio de Sousa Produções é uma empresa dedicada à educação e ao entretenimento da criança. É dona do quarto maior estúdio de histórias em quadrinhos do mundo, com 300 colaboradores e 150 artistas que produzem 1.200 páginas por mês.

O sucesso da Turma da Mônica entre crianças, jovens e até adultos levou a um enorme crescimento da agenda de ações sociais da Mauricio de Sousa Produções, que já desenvolveu dezenas de campanhas de utilidade pública. A Turma da Mônica permite que assuntos sérios sejam abordados de uma forma leve e coloquial em revistas em quadrinhos, atraindo tanto crianças quanto adultos.

A Mauricio de Sousa Produções já produziu:

1)Campanhas para a organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), WHO, Unesco, Unicef, Associação Americana do Coração e os ministérios da Saúde, Educação, Agricultura e Transportes, com mais de 70 milhões de revistas institucionais distribuídas gratuitamente.

2)O projeto Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania, desenvolvido em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) para transmitir noções de cidadania e ética às crianças, envolveu 492 escolas públicas e particulares e atingiu 290 mil pessoas em 2011.

3)Desde a sua primeira publicação, a versão do Estatuto da Criança e do Adolescente com a Turma da Mônica, feita em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) e o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS), já foi distribuída gratuitamente a 26 milhões de pessoas, atingindo não somente as crianças e os pais, mas também profissionais de conselhos tutelares e assistentes sociais, entre outros.

4)Com o Instituto Meta Social, a Mauricio de Sousa lançou a revista Viva as Diferenças, com o objetivo de esclarecer a população sobre a Síndrome de Down, ampliando a oportunidade de inclusão e de aprendizado aos portadores dessa alteração genética. O instituto foi homenageado pela criação da personagem Tati, portadora da síndrome de Down.

As ações socioeducativas da Mauricio de Sousa Produções renderam muitos prêmios à Turma da Mônica.

Um dos mais significativos é a nomeação da Mônica como embaixadora da Unicef. Foi a primeira vez que um personagem de histórias infantis recebeu o título. Seu criador, Mauricio de Sousa, foi nomeado Escritor para Crianças do Unicef.

Vejam as fotos do Evento

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s