O livro dos grandes opostos filosóficos

Premiada coleção de filosofia para pré-adolescentes ganha títulos
sobre grandes opostos filosóficos e psicológicos

Desde muito pequenos, aprendemos sobre os opostos. É por meio deles que nos descobrimos e descobrimos o outro. Explorando isso, nasceram os livros O livro dos grandes opostos filosóficos e O livro dos grandes opostos psicológicos, resultado da parceria entre o filósofo francês Oscar Brenifier e o ilustrador Jacques Després, que agora chegam ao Brasil pela Autêntica Editora, completando a Coleção FilôIdeias.

Na infância descobrimos que as ideias se opõem e que compreendemos uma ideia por causa da outra: alto é contrário de baixo; quente, de frio; escuridão, de claridade. Interagimos com pessoas que são como nós e com outras de caráter completamente diferente. Quando crescemos, nosso pensamento se torna mais sutil, é capaz de entender noções mais abstratas, ideias mais complexas. Aos poucos, descobrimos que personalidades aparentemente simples escondem complexidades e peculiaridades.

O livro dos grandes opostos filosóficos, primeira parceria dos dois autores, foi contemplado com o Prix de la Presse des Jeunes 2008 (Prêmio da Imprensa Jovem 2008), o Prix Jeunesse France Télévisions 2008 (Prêmio Juventude da Televisão Francesa 2008) e o prêmio La Science se Livre 2009 (A Ciência se Liberta 2009) e traduzido em 18 línguas. Nele somos apresentados a doze pares de opostos, primeiro definidos pelo que os opõe, depois ligados por uma pergunta e sua resposta, mostrando que cada um tem necessidade do outro. As ilustrações fascinantes que acompanham essas etapas dão corpo e vida às ideias, pois o pensamento se nutre de imagens, como o abstrato se nutre de seu contrário, o concreto. Sem opostos, sem contrários, não podemos pensar.

Por meio de textos objetivos e de ilustrações magníficas, O livro dos grandes opostos psicológicosapresenta dez pares de temperamentos opostos. Esses opostos psicológicos são representados por personagens ao mesmo tempo estranhos e cativantes, fora do tempo e do espaço, com os quais cada um de nós pode se identificar. Como um espelho, este livro nos convida a meditar com acuidade sobre aquilo que unifica os seres humanos e sobre o que há de específico e imutável no que define cada um de nós.

Um livro para contemplar, para pensar, e outro para começar a descoberta de si mesmo e dos outros. Ambos completam a Coleção FilôIdeias, tradução da original francesa PhiloZenfants.

FilôIdeias - 4 capasAgora com seis títulos, a coleção dialoga com pré-adolescentes, apresentando a construção do pensamento filosófico. Outro elemento importante dos livros são as imagens. O texto imagético é moderno, atraente e carregado de significados: não é mero adorno. As ilustrações lembram figurinhas de videogames, familiares ao público-alvo. As duas linguagens constitutivas da textualidade oferecem grande nível de informações, despertam interesse em pré-adolescentes e adultos, exigindo uma leitura atenta, para relacionar, de maneira compreensiva, texto e imagem.

Sobre o autor – Doutor em filosofia e educador francês, Oscar Brenifier promoveu ateliês de filosofia e prática filosófica em inúmeros países. Lançou outras coleções, com a mesma temática, voltada para adolescentes:L’Apprenti-Philosophe (O Aprendiz de Filósofo) e Question de logiques! (Questão de lógicas!). Para o público infantil, além da série PhiloZenfants (FilôCrianças), ele publicou Les Petit Albums de Philosophie (Pequenos Álbuns de Filosofia), assim como manuais para educadores, como oEnseigner par le débat (Ensinar pelo debate). É também um dos autores do relatório da UNESCO sobre filosofia: La philosophie, une ecolé de liberté (Filosofia, uma escola de liberdade).

Sobre o ilustrador – Formado pela École de Beaux Arts (Escola de Belas Artes) em 1985, o francês Jacques Després dedicou sua carreira nos anos 90 à área que começava a ser inserida no mercado: a imagem virtual. Atuou em campos variados, tais como: documentários, videogames, arquitetura e cenografia. Hoje é ilustrador e aplica seus conhecimentos de maneira irreverente, explorando as relações singulares que as palavras podem ter com as imagens.

 

TítuloO livro dos grandes opostos filosóficos
Autor: Oscar Brenifier
Ilustração: Jacques Després
Tradução: Beatriz Magalhães
Número de páginas: 80
Formato: 24 x 24 cm
Preço: R$ 38,00
Faixa etária: a partir dos 14 anos
ISBN: 978-85-8217-266-7

TítuloO livro dos grandes opostos psicológicos
Autor: Oscar Brenifier
Ilustração: Jacques Després
Tradução: Beatriz Magalhães
Número de páginas: 64
Formato: 24 x 24 cm
Preço: R$ 35,00
Faixa etária: a partir dos 14 anos
ISBN:  978-85-8217-268-1

Anúncios

2 pensamentos sobre “O livro dos grandes opostos filosóficos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s